Nutrição e Prevenção da Síndrome de Cushing em Transplantados Renais
A Síndrome de Cushing é uma doença que ocorre devido à elevada quantidade de cortisol no sangue, causando sintomas como rápido aumento de peso e acúmulo de gordura na região abdominal e face, além do desenvolvimento de estrias vermelhas no corpo e pele oleosa com tendência à acne, por exemplo.
O tempo de uso de determinado medicamento corticoide está diretamente relacionado à ocorrência da síndrome de Cushing. A função do medicamento corticoide é elevar os níveis de cortisol no organismo no caso de transplantados para evitar que o corpo rejeite o órgão.
Os sintomas da síndrome de Cushing podem variam:
A boa notícia é que a alimentação e mudanças no estilo de vida podem reduzir esses sintomas e efeitos secundários e, em certos casos (pela minha experiência de prática clínica e pessoal), podem ser drasticamente reduzidos ou até mesmo inexistentes.
Retire alimentos ricos em sódio;
Retire refrigerantes e as bebidas gaseificadas
Mesmo as versões ligth e zero, águas gaseificadas tem excesso de sódio.
Atenção ao sal escondido nos alimentos
Aprenda a ler os rótulos! Preste atenção aos ingredientes dos alimentos, quando na lista tem muitos nomes que você desconhece esse alimento passou por um processo de ultraprocessamento e é rico não só em sódio como em corantes e conservantes que pioram os sintomas da síndrome.
Reduza consumo de carboidratos simples;
Os corticoides tendem a elevar glicemia, mantendo os níveis adequados da glicose no sangue evitamos aumento de gorduras e a diabetes tipo 2. Reduza consumo de massas, pães, farinhas, doces, açúcares de todos os tipos.
Aumente consumo de alimentos fonte de fibras;
Fibras ajudam a reduzir a absorção de carboidratos, prefira sempre cereais integrais, alie o consumo de frutas á sementes como chia, girassol, linhaça, troque pães brancos por elaborados com farinhas de oleaginosas.
Consuma boas fontes de proteínas;
Transplantados renais tendem a reduzir consumo de proteína por medo de sobrecarregar os rins, mas devemos fazer consumo de quantidade adequada de proteínas para evitar perda de massa muscular. Consuma boas fontes como frango, carnes magras, ovos e peixes. Para saber qual a quantidade ideal de proteínas para você procure um nutricionista.
Beba muita água
Hidrate-se, não deixe que o seu organismo retenha líquidos, quanto mais água ingerimos menos retemos.
Faça atividades físicas.
Procure se exercitar. No início do tratamento, os músculos ainda estão muito enfraquecidos e podem necessitar de um tempo maior para se adaptar à nova rotina de exercícios.Procure orientação de um profissional de educador físico.
Procure um Nutricionista
Encontre a melhor forma de perder peso com um acompanhamento personalizado e adaptado as suas necessidades.