Carboidratos são Vilões Mesmo Como Andam Falando?
Em algum momento você já escutou que para emagrecer ou manter o peso, ou reduzir o diabetes deve-se retirar os carboidratos , mas isso não existe, ninguém vive sem eles. O que precisamos é saber escolher os melhores para inserir nas nossas vidas.
O que são os carboidratos?
Assim como a gasolina é para o motor do carro, o carboidrato é para o nosso corpo. Ele nos fornece energia, em forma de glicose que será usadas pelas células para fazer nossos motores funcionarem. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras preparações feitas à base deles.
Como os carboidratos atuam no corpo?
Os carboidratos ao serem digeridos, se transformam em glicose e glicogênio, o pâncreas libera insulina para levar essa glicose para dentro das células para serem usadas como energia para o corpo.
O glicogênio fica estocado no fígado e músculos para ser usado em momentos de jejum, e durante as atividades físicas quando já se utilizou toda a glicose.
Quando as células se enchem de energia, o excesso de carboidratos é armazenado em forma de gorduras. E esse acúmulo traz os problemas de saúde como obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, hipertensão.
E como saber a diferença entre os carboidratos ?
Os carboidratos que chamamos de simples são os que não possuem fibras e tem sua digestão e absorção muito rápidas, como pães, bolachas, massas, tapioca (farinhas brancas).
Por fornecerem energia rápida, elevam a taxa de açúcar no sangue e dão picos de glicemia, obrigando o corpo a produzir mais insulina e enchendo as células de açúcar bem rápido. Assim favorecem o acúmulo de gordura, além de darem efeito rebote quando a glicemia cai, o que te dá fome rápida, desesperadora e aumenta a vontade de comer mais doces, e massas, pães etc.
Já os carboidratos complexos possuem baixo índice glicêmico por conter fibras, que ajudam a ter uma digestão mais lenta, liberando açúcar no sangue em velocidade mais controlada, evitando os picos de glicose, ajudando o corpo a queimar essa energia e não acumular em forma de gorduras.
Por isso que diabéticos, pessoas que querem perder peso, hipertensos e nós transplantados devemos fazer uso dos carboidratos complexos evitar os simples.
Sabendo tudo isso então vai á lista de carboidratos “bons” para inserir na alimentação:
– Cereais integrais: arroz integral, quinoa, aveia, amaranto, milho (natural não de lata):
– Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, amendoim;
– Verduras folhosas: repolho, acelga, brócolis, couve-flor, escarola, rúcula…
– Legumes;. Berinjela, chuchu, abóbora, couve-flor, brócolis;
– Queijos curados, iogurtes natural;
– Raízes: batata doce, inhame, mandioquinha, cará, mandioca;
– Frutas frescas com casca e bagaço sempre que possível;
– Pães, e massas integrais;
E quais são os carboidratos a serem evitados:
– Doces açucarados;
– Frutas desidratas;
– Cereais açucarados;
– Refrigerantes e sucos de caixinha;
– Pães, bolachas, torradas com farinha brancas;
– Arroz e macarrão branco;
– Tapioca (sim ela não tem glúten, mas tem índice glicêmico bem alto);
Com trocas simples e boas combinações conseguimos manter peso ideal e a saúde.
Camila Romaquelo
Nutricionista