Cuidados com o tempo seco

Como prevenir problemas causados pelo tempo seco

O clima seco e a baixa umidade podem ressecar as mucosas e o acúmulo de poluentes no ar também pode deixar o corpo mais vulnerável a problemas alérgicos e respiratórios, como irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Mas existem algumas medidas simples que ajudam a aliviar ou prevenir estes sintomas.

Cuidados com a pele no tempo seco

O tempo seco diminui a camada natural de proteção da pele, que fica ressecada e, em consequência, causa coceiras e descamação. Agumas doenças de pele também podem surgir ou se agravar com a baixa umidade, como a dermatite atópica, uma alergia crônica que pode formar crostas e soltar secreções, e a psoríase, doença inflamatória que geralmente forma lesões nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo.

Veja como se proteger:

  • Tome banhos rápidos, sem bucha e com água morna;

  • Use sabonetes neutros e, após o banho, seque a pele suavemente;

  • Tenha sempre ao seu alcance hidratantes labiais e corporais;

  • Beba muita água.

Como melhorar a respiração com o tempo seco

Sensação de ardência na garganta, dificuldades para engolir, falta de ar e tosse são alguns dos desconfortos provocados pelo clima seco, que também deixa as pessoas mais propensas às infecções, como asma, sinusite e rinite. Para minimizar os problemas, especialistas costumam recomendar as seguintes medidas:

  • Beba bastante água

  • Se exercite na hora certa – evite exercícios físicos entre 10h e 17h (quando o ar está menos úmido) e prefira ambientes com clima regulado, como academias;

  • Umedeça o ambiente – use umidificadores de ar ou coloque bacias de água em casa. Evite ar-condicionado, pois resseca o ambiente;

  • Lave o nariz – aplique soro fisiológico algumas vezes ao dia;

  • Deixe a casa sempre limpa e arejada – o acúmulo de poeira aumenta problemas alérgicos e respiratórios;

  • Evite aglomerações – locais fechados e com grande concentração de pessoas, como shoppings e supermercados, podem acentuar as dificuldades respiratórias.

Cuidados com os olhos no tempo seco

No período de tempo seco, os distúrbios oftalmológicos mais recorrentes são as crises alérgicas, principalmente a conjuntivite, e a síndrome do olho seco.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação na conjuntiva ocular – membrana que recobre a parte externa do olho. Pode ser causada por vários motivos, como vírus e bactérias (conjuntivite infeciosa), ou por produtos químicos ou tóxicos (conjuntivite alérgica).
Os principais sintomas são coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardência, secreção. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar dores no corpo, sensação de gripe e processos alérgicos como rinite e asma. Já o tratamento depende do tipo específico de cada conjuntivite, por isso é indicado procurar um médico oftalmologista.

Síndrome do olho seco

O olho seco provoca alterações na superfície ocular, causadas pela diminuição na produção ou na composição da lágrima. A exposição excessiva ao vento, o uso de lentes de contato, longa permanência em ambientes com ar condicionado, ou passar muito tempo em frente ao computador podem causar o problema.
Os sintomas mais comuns são ardor, incômodo em ambientes muito claros, vermelhidão, visão turva ou embaçada, sensação de corpo estranho e incômodo na leitura, no uso do computador e ao assistir televisão. O tratamento para o olho seco varia conforme a sensibilidade de cada paciente. Mas, na maioria dos casos, são usados colírios lubrificantes.

Hábitos saudáveis para os olhos durante o tempo seco

  • Usar um umidificador nos ambientes de maior permanência pode reduzir os sintomas de olhos secos.

  • Colocar pedaços de algodão úmidos sobre os olhos durante o sono pode diminuir o desconforto uma vez que minimiza a evaporação das lágrimas.

  • Ingerir alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, batata-doce, damasco espinafre, manga, melão, entre outros, pode melhorar a saúde dos olhos.

  • Usar óculos de sol ajuda a proteger os olhos dos raios UV e dos efeitos  nocivos da exposição direta ao vento. Além disso, óculos de sol adequados ajudam a impedir a evaporação das lágrimas, mantendo os olhos úmidos.

  • Pausas mais frequentes – descansar os olhos com maior número de intervalos, principalmente após permanecer muitas horas em frente ao computador. Uma dica é desviar o olhar da tela e se concentrar em objetos distantes por cerca de cinco segundos. Isso ajuda a piscar com frequência e a distribuir uniformemente as lágrimas melhorando a lubrificação

 

Hidrate-se.